RESPEITAR PARA SER RESPEITADO

Fim de jogo. Noite chuvosa e triste. Cruzeiro acaba de perder o “clássico”. Eu, mal acostumada que sou, me sentia no meio de um pesadelo. Tá, tudo bem, coisas da vida e do futebol… Cruzeirense, acostumado a ser combatido, não morre por isso!

Aí entro na internet, buscando interagir com outros cruzeirenses, tentando diminuir a dor, e eis que fico sabendo que um certo jornalista/comentarista/projeto de apresentador/participante de programas de tv/ torcedor das frangas, tinha feito questão de mostrar, para uma atônita China Azul, a sua mais nova função: Cheer Leader do time zebrado.  Ou pomponete do time de vespasiano, como queiram.

Sim, o mais novo animador de torcida, com seus cabelos melados de gel e sobrancelha feita, estava a comemorar, perto dos jogadores, mais um gol de seu time do coração! Que gracinha!

Esqueceu sua profissão, esqueceu o real motivo de sua presença no estádio, que era trabalhar, esqueceu que ali, vendo tudo, estavam torcedores que o prestigiam em seus trabalhos na mídia… Esqueceu a educação, a postura, a ética, enfim.

Esse, China Azul, é o mesmo que há pouco tempo atrás, num bar, fez um cruzeirense perder a cabeça, de tanto que torceu, vibrou e provocou, com a vitória do Ipatinga sobre o Cruzeiro. É o mesmo que, há umas duas semanas, também em um bar, comemorou a virada do Grêmio sobre nosso time, numa bruta injustiça, e, dizem, tomou uns petelecos. É o mesmo que, depois do jogo, postou em seu twitter que o Cruzeiro foi burro por jogar em Uberlândia, que o Cruzeiro não respeitou o “galo”, e que o Cruzeiro havia perdido o título ali, naquele jogo (Olhem só, amigos, quem está falando de respeito! Eu não acreditaria se não tivesse lido). Mas também é o mesmo que, em seus programas de rádio, quando substitui os titulares, tenta se passar por pessoa de respeito, cordial, chamando sempre a torcida do maior de Minas a participar…

Não, não tenho nada contra as pessoas da mídia que têm seus times do coração. Longe disso! E até admiro quando assumem, eliminando assim, muitas dúvidas sobre suas opiniões. Isso é louvável, mas pena que não posso citar muitos como exemplo, aqui em Minas. O que sinto, simplesmente, é nojo da falta de respeito, nojo de alguém que usa os microfones para rir, debochar de outras pessoas,  nojo de gente duas-caras, nojo de mídia que persegue um e protege outro, de falta de PROFISSIONALISMO de quem um dia jurou tanta coisa bonita, de jornalistas lambe-botas, de pessoas sem o mínimo de gabarito para exercer a profissão, e honrar o cargo que ocupam. E isso não serve só para o jornalismo esportivo.

Citando um pequeno exemplo, para que entendam a razão da minha indignação, quando o atlético mineiro caiu, eu estava na casa de atleticanos, rodeada de conhecidos galináceos. Minha reação foi de rir um pouco, falei umas gracinhas leves, porém, sabedora e respeitadora do AMBIENTE onde eu estava, e até por consideração a amigos, não passou disso. Fui pra casa e lá, sim, ri demais, zuei meu marido, abri uma cervejinha para comemorar, pendurei a bandeira azul na janela, comprei jornais no dia seguinte… Mas eu sou TORCEDORA (e torcedora azul, de tão rouxa, ou é o contrário? rsrsrs), e sem compromisso com nenhuma rádio e nem com ouvintes. Poderia ter pisado, não pisei. Poderia ter humilhado, não humilhei. Poderia sair pulando e comemorando, tal qual o sr. Álvaro Damião, mas não o fiz.

E é com esse pensamento e esse jeito de ser, que EXIJO que certos jornalistas cumpram seus deveres. E que certos donos de veículos de comunicação também, viu, sr. Emanuel Carneiro?! Quanta conivência! Também não queremos ser adulados. Queremos apenas a verdade, a real, a imparcialidade, a postura de profissional.

Nem vou aqui discursar sobre outros tantos exemplos de desrespeito para com o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, como o descaso de certo jornal de família atleticana ( lido por cruzeirenses, por sinal)  pela despedida do Sorín. Senão, vai mais um texto inteiro sobre isso. Ufa!

Acham que acabou? Tem mais: depois da derrota para o protegido e querido clube deles, começaram a plantar notícias de jogadores cruzeirenses na noite, numa clara intenção de balançar o líder (ainda considero assim) do campeonato, pois para muitos ali, é inadmissível que o Cruzeiro seja o maior e mais respeitado de Minas, seria muito triste se o Cruzeiro ganhasse mais um título brasileiro. Fiquei indignada!

Então, para terminar, deixo aqui as palavras que escrevi em outro espaço, só para que certas pessoas da mídia reflitam e caiam na real: “SE NÃO EXISTISSE O CRUZEIRO, O ESTADO DE MINAS ESTARIA MORTO PARA O FUTEBOL”! É só pensar em quem sempre disputa títulos,em quem sempre está lá em cima. Se dependêssemos do América e do atlético de Vespasiano, Minas seria como a Bahia.

Enfim, fica aqui o meu protesto em forma de desabafo. Desabafo de quem sente que o clube para o qual torce, merece, mas merece MESMO, muito mais respeito!  Né Adilson?

OBS: Gostem dele ou não ( eu gosto, e muito), vejam se não há a mais pura verdade nessas palavras:

Simone

Anúncios

31 respostas em “RESPEITAR PARA SER RESPEITADO

  1. Aviso aos navegantes que desejam usar esse espaço para usar palavras de baixo calão e exaltar a insignificância do outro lado da lagoa: o IP fica salvo, além do que é perda de tempo vir comentar sendo que serão moderados!

  2. Se eu fosse capaz de escrever um texto sobre esse tema queria ser capaz de escrever o que a Simone escreveu. É uma vergonha as atitudes da maioria da midia mineira, são amadores, falsos, mal preparados e totalmente tendenciosos. São tão poucas as exceções, mas tão poucas, que dá pra contar nos dedos de uma mão. Uma pena, pois uma midia dessa só puxa pra baixo a qualidade do futebol de MG. Uma benção que hj em dia a internet nos permite buscar informações de diversas fontes, principalmente as poucas confiáveis, e de debater com gente de tão alto nível como neste Blog (menção especial a Simone) e em outros como no PHD. Parabéns Simone e Blog Squadra Azzurra pela coragem e capacidade!

  3. É isto ai Simone! Concordo 100% com você. Me orgulho e fico muito feliz de estar sempre participando do PHD, Cruzeiro.org, como você e outras mulheres. Hoje as mulheres entendem de futebol e a paixão pelo Cruzeiro nos une. Parabéns! E que seja sempre esta IMENSA Cruzeirense para engrandecer ainda mais a nossa nação azul 5 estrelas.

  4. Pra variar, falou tudo Simone! Esse cidadão nunca me enganou. Depois disso só reforça o que grande parte da nação azul já sabe: temos um imprensa de 5ª categoria! Pouquíssimos profissionais se salvam, nesse mar de mediocridade.

  5. Só mais um detalhe. O texto é sensacional e reflete muito do que eu gostaria de dizer, mesmo que tenhamos (sei que vc tem a mesma impressão) certeza que nem mesmo se eles lessem eles ligariam a minima. São escrotos de natureza, de índole, de caráter… Parabéns pela coragem! Abração

    • Obrigada, Walfrido. Infelizmente, sei que se eles lessem, nada ou quase nada mudaria, pois o Cruzeiro é a pedra no sapato deles. Mas foi muito bom desabafar. Abs!!!

  6. Simone sabe das coisas. Sou seu fã. Coragem, inteligência, torcedora guerreira. E entende o mal que esses caras, de forma maliciosa e sem escrúpulos, fazem ao nosso clube.
    Uma pena que certos torcedores, por mais que explique, cismam em não entender. Nem desenhando… 😦

    • Grande Elias! Ler seus comentários todos os dias no PHD, é um privilégio! Também sou sua fã, uma pessoa que sempre quer o melhor para o Cruzeiro! Obrigada!

  7. Meus parabéns. Um ótimo texto.
    Fica aí o nosso apoio, de um dia a mídia não só mineira, mas do Brasil inteira, se dar conta de que a imparcialidade é mais importante.
    Parabéns pela coragem e pelo texto.
    Um abraço.
    Blog Azul Estrelado

  8. Simone o comentário está perfeito. Eu penso que enquanto ess imprensinha de BH passa a mão na cabeça do adversário doméstico, ele vai continuar sendo um time pequeno.

    • Dra.Celeste ,obrigada! Esse é o “lado bom” da coisa…rsrsrs Mas é muito cansativo e chato essa coisa descarada, sem respeito. Não dá!

  9. Simone, parabéns pelo texto! Este pessoal tem é muita inveja do glorioso e grande vencedor Cruzeiro. É incrível a quantidade de charges que surgem quando ocorre um desastre cruzeirense frente ao time de Vespasiano. Sorte nossa que a frequência de vitórias do atlético é muito raro. Então, a imprensa cacarejante fica toda agitada. Todavia, a alegria deles é vibrar quando o time sai(saiu mesmo???) da zona de rebaixamento e, no máximo, consegue disputar uma sulamericaninha junto com avai, goiás, times que também lutam para não voltar para a segundona. Em relação ao vídeo do Adilson, ele foi de uma felicidade muito grande. Atingiu a maioria dos repórteres. O fato é que continuamos bem na foto e eles terão que torcer, e muito, para as rosanas não retornar para a segundona, de onte não deveriam ter saído.

  10. Obrigada aos meus amigos do PHD,Mariana, Beth, Rogério, e aos demais comentaristas, companheiros do twitter!
    O meu objetivo é fazer com que a China Azul não se deixe massacrar e nem que desrespeitem o clube que escolhemos para torcer, e que amamos! Isso já vem de décadas! Por isso um louco como o presidente rosa pode mandar bater nos seus próprios jogadores, pode incitar a violência e nada acontece, pois a imprensa protege, e não dá repercussão. Por isso acontece o que citei acima! Acho que passou da hora de mudar alguma coisa!
    Estou cansada disso tudo!
    Valeu, pessoal!

    • É o que já fiz, meu amigo Fred, e já tem um tempo! Mas nesse mundo globalizado, cheio de tecnologias, internet, a gente fica sabendo de tudo: do que quer e do que não quer…Valeu! Abs!

  11. Parabéns pelo texto, você disse tudo, essa imprensa é ridícula! Há tempos não ouço essas emissoras. Estou sabendo das notícias do Cruzeiro através do site oficial e também via twitter. Sigo os bons cruzeirenses.

  12. Oi Simone!
    Se os nosssos profissionais assumissem os times para os quais torcem, e realizassem seu trabalho com profissionalismo, tudo bem. Mas eles tentam tapar o sol com a peneira, e de bons profissinais não têm absolutamente NADA.
    Se nós pudéssemos boicotá-los e tudo estivesse resolvido, maravilha. O problema reside naquela parte da nossa torcida, e da torcida dos outros times também, que não interpreta o que ouve, apenas aceita. Pronto: a M*** está feita.
    Que bom que você não só ouviu o que eles disseram, e viu o que fizeram, e simplesmente se revoltou, como eu fiz. Colocou tudo em palavras e mostrou, para quem quiser ler.
    Parabéns!!

  13. A imprensa mineira é ridícula!Antes do clássico todos falavam q o cruzeiro era favorito só para criar esse clima de já ganhou!Torço para q no futuro a nova geração de jornalistas mudem isso e q toda essa velharia atleticana da Itatiaia se exploda!Parabéns vc escreve muito bem seu texto tá sensacional!

  14. Excelente texto. É exatamente isso que acontece em grande parte da mídia esportiva mineira. Minha tristeza é que a falta de cultura e intelecto da maioria dos torcedores impedem uma percepção mais apurada da calhordagem destes “profissionais” contra o maior de Minas. Parabéns, Simone!

  15. Parabéns Mimone,

    Grande texto. Compartilho em tudo o que você disse. Infelizmente esses “caras” não tem o devido respeito pelo Maior de Minas.
    É pura dor de cotovelo, pois como você mesmo disse sem o Cruzeiro, nas teriam futebol em Minas.

  16. OLÁ SENHORES DO OUTRO LADO DA LAGOA QUE TANTO NOS DÁ AUDIÊNCIA!

    O comentário de vocês não aparecerá aqui! Não adianta tentar ofender quem quer que seja, a primeira coisa que reparo é o e-mail.. e depois duas palavras no comentário. Se pertence à essa torcida sem cérebro, é reportado como spam… seu IP fica salvo e, automaticamente, seus comentário não serão mais aceitos.

    Recolham-se para as suas insignificâncias e não perca o tempo, esse o qual NUNCA deve ser gasto com inteligência.

    Uma dica: vão ler um livro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s