Esse tal Thiago Ribeiro…

Falem bem ou falem mal, mas esse é “O” dono da bola de 2010.

Não que eu esteja desprezando o Montillo e tantos outros grandes nomes da esquadra celeste, mas que 2010 foi o ano do Thiago, ahhh.. isso foi!

Após o segundo semestre de 2009, quando conseguiu se livrar das contusões, o atacante foi essencial na arrancada do time para a conquista de mais uma vaga na Libertadores, na qual teve participações fundamentais este ano.

Para resumir os feitos, uma análise do Thiago Ribeiro-2010 em números:

– Artilheiro da Libertadores com 8 gols;

– 7 gols e 10 assistências, em 49 gols do clube celeste no Campeonato Brasileiro de 2010 (quase 35% de participação no total de gols)

– 22 gols e 20 assistências, em 118 gols que Cruzeiro fez na temporada de 2010. O que representa quase 36% de participação nos tentos celestes.

Ele pode até ter tido alguns jogos ruins pelo clube, mas manteve uma média muito boa este ano, como consta nos números. Nem sempre tivemos atuação como no jogo contra o Nacional-URU (um hat trick em plena Libertadores!!!) ou jogos lástimaveis por ai, mas sua participação é essencial no esquema, não apenas na conclusão ao gol, mas também como ligação rápida do meio ao ataque.

Como aconteceu no jogo contra o Vasco, todos os gols saíram por escanteio do lado direito do ataque… parte do campo a qual o nosso camisa 11 é o responsável. A tática de ataque do Cruzeiro passava justamente por isso, era só alguém estar em posse da bola e fazer o lançamento pro lado direito e lá vinha o “Ribery” correndo para alcançar a bola.

O atacante esta perto de completar 60 partidas pelo Cruzeiro na temporada, caso jogue as duas próximas partidas em um total de 68 jogos no ano.

Falem mal ou falem bem, mas que ele é essencial para este time… eu tenho certeza!

Nota: Montillo se encaixou como luva no esquema celeste, mas não esteve todo ano ai pra contar a história. Por isso o argentino é o craque do brasileirão, mas o Thiago é “O” cara de 2010 da equipe celeste.

Luciana

Anúncios

7 respostas em “Esse tal Thiago Ribeiro…

  1. Com toda certeza o Thiago é fundamental para o Cruzeiro.

    Além dos dados estatísticos que você citou, ele tem uma importância tática enorme. Ele joga sempre aberto, puxa a marcação para si, abrindo espaços para a chegada de Montillo, Gilberto, Wellington Paulista.

    Parabéns pelo post.

    Bjos.

  2. Também acho que TR é fundamental para o grupo, apesar de não achar que ele seja “o” cara. Montillo a parte,”o” cara, para mim, é o Henrique.
    Não aparece, é discreto, mas joga muuuuito, e é responsável pelo maior número de desarmes do Cruzeiro. Ou seja, nossa posse de bola aumenta muito.
    E aumentando nossa posse, aumenta a chance de gols!
    Abs!

    • Eu gosto dos dois… e também acho os dois essenciais pro time.
      Mas acho que o Henrique faz parte da trinca da espinha dorsal da equipe – Paraná, Fabrício e o próprio – onde os três são essenciais, mas fica bem quando entra algum armador no lugar de qualquer um deles.
      Mas se tira o Thiago Ribeiro da equipe, o setor ofensivo do Cruzeiro some e não há no grupo alguém que faça a função dele, ai além de fundamental, ele é uma “peça única”.

  3. Tenho receio de elogiar o TR, acho ele bom, até certo ponto ele vicia o jeito do Cruzeiro de jogar, mas vejo os números mais como reflexo da função tática e de ser um atacante, do que como altíssima qualidade. Ele é esforçado, não erra muito e consegue dar sequência à jogada, é raro jogador assim, mas nos lances de maior dificuldade falta o dom. Sua grande participação, raça e dedicação usando sua velocidade são suas virtudes. Ele é acima da média, é importante para o esquema, mas não é o craque que resolve as partidas.

    • Concordo com seu comentário! Ele não é craque, mas a sua função tática fez com que ele se tornasse fundamental na temporada de 2010 do clube, uma tal importância que seus números mostram a dependência da equipe por ele. Por isso acho que ele seja o cara desse ano. =]

  4. Belo texto…Thiago é sim fundamental no esquema do cruzeiro hj, é velocista e faz a diferença.Não o acho matador mas tem papel essecial na construção de jogadas do ataque celeste..Falta um matador para jogar junto com ele.rsrs!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s