As novas ‘espécies’ de torcedor

A cultura da reclamação sem limites e sem resultados, e da especulação sem fundamento parecem ser a voz de grande parte dos torcedores nesta época do ano. A velha máxima de que ‘todo brasileiro é metido a entender de futebol’, é perpetuada dia após dia, a cada cidadão autêntico nascido nessas terras.

Menino já sabe desde cedo do que gosta. Quer bola de capota e camisa com escudo. Quer que o time ganhe pra zoar os colegas no colégio. Quer ser boleiro, mas se não nasceu com o talento, aprende todas as regras e deseja se tornar jornalista esportivo. Pratica narrando futebol de botão, sinuca, totó. Todo pai, tio, primo e irmão mais velho sabe como guri é chato. Mas quem sabe um dia o moleque cresce, e aparece?

Talvez Gigliotti, José Silvério, João Saldanha, Osmar Santos, Sílvio Luiz, Fernando Sasso, Milton Leite e tantos outros sejam frutos da insistência. O que acontece, porém, quando a pessoa AMA futebol e nele não se realiza profissionalmente, nem dentro nem fora do campo? Ou adquire para si um clube de futebol, ou assume a postura de torcedor, certo? Pois é aí que nos enquadramos e que tudo tem começado a ficar irritante.

Futebol é paixão, uma catarse. É preciso ir ao estádio, entoar o grito de guerra, sentir a vibração dos iguais, torcer. A alma sai coarada, tinindo de tão alva, os sapos engolidos são digeridos em 90 minutos. Juiz, atacantes, o técnico: a mãe ‘imaginária’ de todos eles usufrui experimenta momentos irracionais. E assim vamos o Campeonato inteiro. Analisando, criticando, comemorando, reclamando… OPA, reclamando!

Reclamar! Culturalmente brasileiro só reclama em casa, nem sabe o que é Procon. Fala mal do governo, dos preços abusivos, do vizinho, da vida alheia, mas só em casa. Ah, e reclama de votar. E agora o torcedor de futebol tem feito o mesmo. Pré- temporada, o adversário contrata e o seu Clube não, e ele começa a reclamar aonde? Na internet, ‘a sua casa’. Desde o momento em que acorda até quando vai se deitar.

É o novo fenômeno virtual: o ‘torcedor-chorão’ e o ‘torcedor bola de cristal’. O primeiro se lamuria e o outro ‘planta’ contratações. Sabe tudo. Mais que os jornalistas que estão acompanhando o dia a dia do Clube. Ele tem ‘contatos’ que lhe passam informações em primeira mão, tem blogs. Imagino que o objetivo do mesmo seja ter 15 minutos de fama em algum veículo de comunicação, ou quem sabe ser contratado, já que para ser jornalista nem precisa estudar mais, não é? E os demais torcedores repetem o que eles dizem, infinitamente, num eco sem fim. E quanto aos jornais e veículos de informação oficiais/profissionais? Perderam a serventia. Viva os juvenis, os chutes, o amadorismo! Brasileiro gosta mesmo é de fofoca.

A lição que fica é que o Futebol era para ser divertido. Somos torcedores, lembram-se? O interessante é que esse é só mais um sinal de que as pessoas não se importam com ‘os ecos de suas atitudes’ e se tornaram inconvenientes e espaçosas. Seja pela curiosidade, pela pretensão em ‘acertar seus chutes’, pela insatisfação com o Presidente do Clube (que sequer sabe o que acontece na rede) ou por não saber o que fazer das suas tão merecidas férias.

Ah, o ócio criativo. Feliz de quem sabe o que é.

Lílian

Anúncios

Uma resposta em “As novas ‘espécies’ de torcedor

  1. Excelente comentário no conteúdo, além de muito bem escrito. Parabéns à autora. Eu acrescentaria que, tal qual o carnaval, o futebol preenche o vazio de grande parcela da população do país, proporcionado pela alienação política, a carente formação cultural e a falta de noção de cidadania. Futebol é maravilhoso. Carnaval embala as ilusões de muitos. O ideal seria que eles convivessem, no dia-a-dia do brasileiro, com a determinação de lutar pelo avanço simultâneo do país e do seu povo em direção ao seu real amadurecimento como Nação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s