A culpa foi de todos – apontando os erros, um por um

Quarta foi desastroso, horrível. Um time irreconhecível entrou em campo. Pensávamos que fosse o time considerado o Barcelona da América e o melhor colocado no grupo geral da Libertadores. Só pensávamos. Enganamos.

O Cruzeiro encarou o Once Caldas no pior jeito, bem apático. O meio-de-campo errava lances bobos, passes mínimos e nada produzia. O ataque sem os seus dois atacantes velocistas nada pôde fazer e a zaga, coitada, que há partidas só joga com um zagueiro totalmente eficiente, o chefão Victorino, ficou perdida e sofreu dois gols.

Naquela noite péssima não podemos sobrecarregar a culpa da derrota em ninguém, até o cauteloso Roger fez faltas bobas e foi expulso. E antes de jogar com um a menos, o Cruzeiro já estava desligado e só tomou os gols quando esse número de jogadores igualou, ou seja, o meio campista Roger não leva total culpa.

A melhor forma de analisarmos essa desclassificação imprevisível é apontar os erros de cada um. Melhor dizendo, apontar os erros dos jogadores que entraram, do técnico que escalou e deixar de fora três jogadores, que para mim, no meio de onze em campo, foram os únicos que vestiram o manto celeste com fervor: Fábio, Victorino e Gilberto. O resto até tentou algo, mas definitivamente, não era a noite deles, e consequentemente e infelizmente, nem à noite a do Cruzeiro.

Fiz essa resenha para o jogo de quarta e posso muito bem deixa-la para o jogo de hoje. O Cruzeiro não mudou sua forma de jogar, continuou sem raça e deixou um time bem inferior levar a melhor. Mais uma vez para mim poucos jogadores foram bem. Permaneço com os três já citados e adiciono Wallyson. Realmente não dá pra entender. Como um time pôde esquecer-se de jogar bola tão rapidamente?

Começando pela escalação temos:

Gil: Aquele estilo zagueiro “pesado” e dessa vez, não foi diferente. Quando ele entrou no Cruzeiro, ao decorrer dos jogos, achei-o péssimo, depois foi melhorando, e com a entrada de Victorino – que cobre a zaga sozinho – Gil passou despercebido, porém neste jogo de Libertadores, mostrou como faz falta jogar com dois zagueiros verdadeiros, mestres. Mineiro: apesar da raça demonstrada não oculta a fraca marcação.

Pablo: Mostrou como é incipiente e como um jogo decisivo de Libertadores pode pesar. Errou passes, deixou um buraco, não cobria, não marcava e a maioria das jogadas do time adversário passou por seu lado. Mineiro: a mesma coisa.

Marquinhos Paraná: Caiu muito de produção, está lento, parece que, infelizmente, já se foi sua vez no Cruzeiro. Volante que não consegue mais acompanhar, não dá mais.

Henrique: Nunca gosto de dizer isso, aliás, sempre quando dizem para mim, nunca concordo. Acho que é desculpa para justificar o atual desempenho, mas tenho que admitir, desde que foi convocado para a seleção brasileira, o nosso volante não foi mais o mesmo. Não marca direito, erra passes bobos e apesar da garra demonstrada em campo – por ter jogado machucado – ia ajudar ainda mais, se tivesse saído. Mineiro: começou bem, mas continuou errando lances infantis.

Montillo: Pouco produziu, mas também, não tinha base pra isso. E ninguém joga sozinho, ninguém, por melhor que seja. Mineiro: Pecou hoje em um lance bobo que levou a expulsão.

Roger: Estava estranho, como o time do Cruzeiro, desligado. Errava lances fáceis e para recuperar, saía dando carrinho em todo mundo. Inacreditável. Mineiro: Não jogou hoje por birra do Cuca. Por burrice do Cuca. Lastimável.

Farías: Tentou ser pivô, mas dessa vez não conseguiu. Os zagueiros colombianos eram mais fortes. Mineiro: nem jogou.

Ortigoza: Se movimentou, tentou, mas jogar sozinho dificulta. Mineiro: Jogou, mas antes não tivesse jogado. Tentou marcar, acabou fazendo falta e não fez nenhum lance de perigo de gol.

Substituições:

Everton: Entrou logo a expulsão de Roger. Ajudou um pouco, mas não marcou devidamente. Fica a parcela por ter perdido um “gol feito” nos minutos finais. Mineiro: Mostrou como não pode ser lateral, como Pablo deixou os espaços livres.

André Dias: Nem viu a cor da bola.  Mineiro: não jogou.

Dudu: Deu mais velocidade, fez boas jogadas, mas já não restava tempo. Mineiro: Como quarta, entrou tarde demais.

Técnico Cuca: Errou após a expulsão de Roger em não colocar Leandro Guerreiro no meio-de-campo, tirando o atacante Farias, levando o Marquinhos Paraná a lateral e adiantando Montillo. Ao invés disso, colocou Everton na lateral, levou Gilberto ao meio-de-campo e adiantou Montillo.

O técnico estava ganhando por 2 a 0 (placar feito fora de casa), me diz pra quê continuar com um time dinâmico? Tinha que ter fechado o meio-de-campo. Mas tudo bem, o Cuca sempre faz essas duas opções, a qual eu falei ou a qual ele fez. Ele não entra em campo, não joga, só escala. Mineiro: Tem um elenco superior ao adversário e não soube usar isso. Viu como todos, o quanto a lateral do Cruzeiro é frágil e custou a mudar isso. Não soube acertar o meio-de-campo do time. E por birra deixou o talentoso Roger fora do jogo.

Apontei os erros de cada representante celeste, e pelo relatado, fica fácil entender o porquê da derrota. O porquê da derrota de quarta-feira e a de hoje. E o mais engraçado é o que texto é de pós-quarta e não mudei quase nada dele, só acrescentei. Desse jeito, o Cruzeiro não irá tão longe esse ano. Cadê o futebol do “Barça da América”?

Roberta

Anúncios

10 respostas em “A culpa foi de todos – apontando os erros, um por um

  1. Eu endosso o que foi dito.

    O cuca errou na escalação de quarta e hj tbm deixou a desejar… o time está errando muitos passes, não está fazendo a marcação e nem acompanha as jogadas, jogadores que não passam para receber a bola (tinha lances que tinha 3 jogadores do cruzeiro muito próximos uns dos outros.) enfim… o CAM jogou foi melhor.. aproveitou melhor as oportunidades e foi mais objetivo em campo, mérito deles e temos que reconhecer, agora é o cruzeiro se recuperar esta semana, pq ainda podemos ganhar o jogo e ganhar o campeonato.

  2. O time todo caiu de produção de uma hora pra outra. E sem explicação!

    Devemos poupar o Pablo que voltou de lesão. Muita gente o quer fora do time, mas ele não foi o único que “esqueceu” de jogar futebol nos últimos 2 jogos…

  3. O Cuca repetiu oq vinha fazendo, não havia necessidade para mudar esquema nenhum, e ele usou do que tinha na quarta feira, treinador não pode ser responsabilizado pela queda absurda de produção de alguns jogadores, o Pablo, Paraná, Henrique… a falta de futebol dos atacantes, a expulsão do Roger, o estabanado Gil etc… Obvio que ele é o organizador, quem escala, quem motiva e não pode deixar a peteca cair dessa forma, mas vamos pensar um pouco na montagem desse time, desde o inicio sabiamos das limitações do ataque, contratam 10 que se juntar tudo não dar UM atacante completo. Sempre soubemos da fragilidade do setor defensivo da falta de laterais, uma hora isso iria pesar, infelizmente ou felizmente foi agora? Pq poderiamos nos iludir ainda mais e a decepção ser maior ainda. Contra as frangas, o abatimento, 1° tempo MORTO, jogadores deixando espaços, e pra falar a verdade, foi pouco o resultado e totalmente reversivel, pra nossa sorte. Agora temos 1 semana pra recuperar a forma, a confiança e vamos com tudo no domingo que vem, caso contrario tem que cair até o ropeiro. Pq com certeza ficará provado que tem alguma coisa errada, e sempre vou realçar essa frase: FORA PERRELLA$$$$ o ciclo deles já era no Cruzeiro. RENOVAÇÃO JÁ!!!

  4. @@@@ Sangue de jesus !!!! essa insanidade ai em cima fui eu quem postou ???????? onde é q eu estava com a cabeça …… Desculpa ai Roberta ….. ontem apos Santos e Corinthians aqui em Sampa presenciei ” da janela de casa , uma daquelas cenas de selvageria ….. coisa feia ….. ” trocentos ” canalhas covardes batendo em um indefeso sozinho …..ainda bem que a policia chegou rápido …… mas não antes de quase matarem o rapaz de pancadas …… Revoltante !!!!!!! Peço por favor , fique a vontade pra moderar ………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s